sábado, 22 de abril de 2023

Eurovision Song Contest 2023 - Apostas para a Competição (Parte II)

Até que dá pra aguentar essa semi, né?... Né?


   E aqui estamos de volta para mais um post comentando as canções do Eurovision 2023. Nessa segunda parte, vou comentar o que acho de cada música que compõe a segunda semi-final e os finalistas que irão votar nessa semi. Não podemos negar que comparando com a primeira semi-final, essa segunda é bem inferior em questão de qualidade das músicas. Mas olha, ainda tem algumas coisas que podemos tirar algum proveito. Até mesmo temos algumas favoritas a vitória nessa semi (inclusive uma bem favoritinha minha).

   Mas chega enrolar e vamos ao texto e meu Top 10 da edição desse ano!

País:
 Dinamarca
Artista/Música: Reiley - Breaking My Heart
Opinião: Acho que a única coisa que posso falar de forma positiva dessa música da Dinamarca é que agora temos o primeiro artista que vem direto das Ilha Faroe pois não tenho nenhuma qualidade pra elogiar aqui. Não gostei da escolha dessa música no DMGP, é um pop super mediano e o refrão com a voz dele repleta de efeito... não dá, não dá, não dá. Por mim, não passaria para a final mas a julgar pela semi fraca, não ficaria surpreso com isso indo a final.

País:
 Armênia
Artista/Música: Brunette - Future Lover
Opinião: Depois de "Snap" ser um hit inesperado no TikTok, a Armênia investe numa música com letras inspirada em frases do Tumblr rsrsrs... Mas parando com essas besteiras, eu fiquei meio chocado em ver essa música pegando a fatídica posição #2, já que ela é uma das músicas mais fortes desse ano. Confesso que queria gostar mais dela mas ainda continua no meu Top 20. Gosto da voz dela, gosto da parte final em armênio e é uma canção muito bem produzida. Tenho boas expectativas de ver uma performance boa para a Armênia.

País:
 Romênia
Artista/Música: Theodor Andrei - D.G.T. (Off and On)
Opinião: Que música mais chata, que apresentação mais chata,... detesto tudo nessa música. Primeiro que achei bem inesperada a vitória dele na NF romena. Segundo que essa performance que parece algo vindo de um clube de strip muito mal feito. E o que foi essa mensagem genérica dele quando arrancam a camisa dele, Meu Deus... Meu último lugar com muita folga. Chata pra cacete e não gosto de nada dessa música.

País:
 Estônia
Artista/Música: Alika - Bridges
Opinião: Tava torcendo entre ela e "Venom" no Eesti Laul nesse ano (mais pela última, sendo honesto). Então fiquei feliz demais com essa escolha da Estônia e é uma das melhores baladas desse ano, disparadamente. Tanto o clipe como a performance no ao vivo são muito bons e a nota longa dela no fim da música é sensacional. Gostei demais. Acho que o grande problema de "Bridges" é mais de que ela é uma música bem previsível na sua construção, ao ponto de ser quase que genérica. Ainda é uma ótima música, uma das melhores dessa semi e com certeza vai para a final mas não vai ir tão longe assim. Imagino um 15-20 na final.

País:
 Bélgica
Artista/Música: Gustaph - Because of You
Opinião: Comecei detestando a escolha da Bélgica nesse ano, com eles fazendo uma NF depois de muitos anos. Hoje não a odeio mas também não gosto muito não. É um disco bem qualquer nota que por mais que tenha uma enorme vibe "gay anthem", ainda acho uma música fraquíssima. O que salvam muito nessa música são as backing vocals, que são muito boas. Do resto,... nhé. Próxima música.

País:
 Chipre
Artista/Música: Andrew Lambrou - Break a Broken Heart
Opinião: Ain, não poderia me importar menos com a música do Chipre. Me faz lembrar em alguns momentos da música do país de 2017, que também nem é essas coisas. Acho medíocre e chata. Já chegou na semi recendo os 12 pontos da amiga Grécia e da Austrália (já que o artista é australiano e participou da NF australiana ano passado). Então, chances de final isso tem. Se é merecido? Não muito não. Pop masculino nada especial.

País:
 Islândia
Artista/Música: Diljá - Power
Opinião: Pra mim, uma das músicas mais subestimadas da edição e morro de medo de que ela fique de fora da final. Ela era uma das minhas favoritas da NF islandesa (já que os Celebs não tinham chances de vitória mesmo) e é uma das minhas queridas desse ano. Ela tem uma voz super gostosinha e é um pop eletrônico bem bom de ouvir. Acho que o que prejudica mesmo por aqui seria a performance. Se ela repetir o que foi na NF, vai ser difícil de vê-la na final pois é basicamente ela sozinha e um telão alucinógeno. Precisa de uma reformulação boa pra isso se dar melhor. Mas desejo toda sorte pra Diljá pois merece muito.

País:
 Grécia
Artista/Música: Victor Vernicos - What They Say
Opinião: O artista mais jovem da edição tem uma voz bem grossa pra idade dele. Hahaha. Mas olha, que musiquinha mais chata, socorro... Não tem nada de que me chame a atenção e nada que me faça gostar dele, além de ter uma voz boa. E não sei porque eu tenho impressão de que ela é uma música inacabada hahaha.

País:
 Polônia
Artista/Música: Blanka - Solo
Opinião: Eita! Como não falar da música da Polônia sem lembrar da NF totalmente controversa onde era visto de forma clara que o júri queria selecionar ela (mesmo com ela desafinando terrivelmente no show) e sabotando "Gladiator", que era um dos grandes favoritos naquela final. Sem falar dos rumores de que a artista era amiga do filho de um dos jurados, não revelarem de imediato os pontos do televoto, o fato do júri prevalecer em cima do televoto em caso de empate e coisas semelhantes. Mas tirando de lado essas tretas, acho a música da Polônia a pior farofa disparadamente. Além de parecer um plágio de "Up", da Inna, parece uma música de hit de verão lançada totalmente fora de época e é muito descarte de alguma cantora pop americana. Ela é muuuuuito genérica e muito irritante. Sem falar que a menina não canta bem ao vivo. E pra finalizar, acho que sou único que acho o meme "Bejba!" bem ??? hahahaha.

País:
 Eslovênia
Artista/Música: Joker Out - Carpe Diem
Opinião: Assim como a Islândia, acho essa música subestimada demais. Acho a música sensacional, extremamente divertida e o vocalista banda canta MUITO BEM, sem falar de que ele é muito carismático. A música é bem alto astral, gostosa de ouvir, te faz ter vontade de dançar com eles,... acho ela maravilhosa. Só não entrou no meu Top 10 pois tem outras canções que prefiro mais mas essa música é maravilhosa.

País:
 Geórgia
Artista/Música: Iru - Echo
Opinião: A última música a ser revelada e ela me parece ser uma música da Geórgia vinda do JESC hahaha. Mas isso é porque as músicas do país no Junior são bem mais "sérias". Apesar de estar cheia de onomatopeias que não entendo pra que servem e ter uma letra questionável, é uma das melhores entradas da Geórgia desses últimos anos. Pelamor de Deus, que Geóriga acabe com seu jejum de final e volte pra final com essa música, que será bem merecida. Se essa música é melhor que "Candy Music", que deu a vitória a ela no JESC? Posso dizer que é tão legal quanto.

País:
 San Marino
Artista/Música: Piqued Jacks - Like an Animal
Opinião: Sendo bem honesto, achei essa música chata. A princípio achava que era por conta da péssima qualidade de som que era na NF do país. Mas aí saiu a versão em estúdio (e demorou bastante pra lançarem) e ainda continuei achando a música chata. É um rock bem fraquinho e por mais que eles cantem bem, a música já estava me cansando pela sua metade. Não dá pra aguentar, não. Infelizmente é mais um ano de San Marino fora da final mesmo indo numa semi bem fraca.

País:
 Áustria
Artista/Música: Teya & Salena - Who the Hell Is Edgar?
Opinião: A única música realmente competitiva dessa semi ao ponto de poder bater de frente entre as favoritas da edição e é uma das minhas super favoritas também. Que música IN-CRÍ-VEL. Por mais que o "Poe Poe Poe Poe Poe" repetida milhões de vezes possa parecer bizarra, é tudo de forma bem proposital. A mensagem da música de ser uma crítica a indústria da música, falando de compositores-fantasma, do quanto os gravatas só estão se importando se a música vai fazer dinheiro e o refrão ser esses trocentos Poe ser por coisa de gravata, dos artistas serem ainda mal pagos em plataformas de stream,... Acho maravilhoso isso. A música mais icônica dessa semi e a melhor dela, disparadamente.

País:
 Albânia
Artista/Música: Albina & Familja Kelmendi - Duje
Opinião: Não venceu o Festivali i Këngës mas venceu o televoto para ser a representante do país. Era a que mais gostava do festival e tem tudo que Albânia faz de bom: está em albanês, tem cantora com voz potente, tem toques étnicos,... Eu super gostei do revamp da música e acho a música bem boa. Confesso que atualmente ela não é tão mais interessante de ouvir como antes (já que foi escolhida bem cedo pro ESC) mas é uma música que é bem legal... e gosto da vibe família unida que a música faz.

País:
 Lituânia
Artista/Música: Monika Linkytė - Stay
Opinião: A moça de 2015 retorna ao ESC dessa vez em solo... ou quase isso, pois o que pra mim salva dessa música ser medíocre são as backing vocals que falam repetidas vezes a parte em lituano (que nem tinha na versão original). Se não fosse por isso, seria apenas uma balada bem medíocre. Não vejo nada demais na música. Só gosto mesmo é das backing vocals e "Čiūto Tūto".

País:
 Austrália
Artista/Música: Voyager - Promise
Opinião: Vou confessar que não gostei da ideia da Austrália fechando a semi, não. Até que acho a música interessante e gostei da música da banda quando eles ficaram em #2 na NF ano passado. Porém, não sei se é uma música para fechar a semi (ainda acho melhor Eslovênia encerrando mas enfim). Parando com essa opinião nada a ver, é um rock com uma vibe "eletrônica dos anos 80" até interessante e gosto de verdade da música. É uma das melhores músicas da semi e é uma boa para a cota rock do ano.

País:
 Espanha
Artista/Música: Blanca Paloma - Eaea
Opinião: Minha música favorita do Big Five nesse ano. Antes de sair as apresentações do Benidorm Fest, eu já gostava da música da Blanca e achava ela tão legal quanto "Secreto de Agua" da edição do ano passado. Se ela era minha favorita no Benidorm? Antes das apresentações, não. Mas depois que ela cantou olha... Adorei e fiquei torcendo com muita força pra ela. Fiquei mega feliz pela vitória e mais feliz em ver que essa é uma das grandes favoritas para a vitória do Eurovision também. É um flamenco com toques modernos de ótima qualidade e a voz dela é de outro mundo. Se a Espanha vencer nesse ano, vou achar a vitória extremamente justa.

País:
 Reino Unido
Artista/Música: Mae Muller - I Wrote a Song
Opinião: Eu gosto demais da música do Reino Unido nesse ano. É um pop que super ouviria nas rádios e é bem gostoso de ouvir. Acho a Mae bem talentosa e por mais que ache o título da música uma merda (que é justificável quando a ouve) e não seja nada forte ou especial, pros padrões de "música do UK no Eurovision", essa aqui é até um hino do pop. Hahahaha. Não creio que vai conseguir uma posição alta mas não é Reino Unido passando vergonha.

País:
 Ucrânia
Artista/Música: Tvorchi - Heart of Steel
Opinião: Honestamente, essa música está no meu bottom 5 tanto do ano quanto de entradas da Ucrânia no geral. O que posso falar de positivo para a música é que: é um dos poucos artistas negros no Eurovision nesse ano (se bobear, o único), é a Ucrânia mandando algo diferente para o ESC e o instrumental da música é bom. Do resto, é uma música bem chatinha, zero especial e não entendo como é que essa música ainda continua no Top 3 das casas de apostas pra vencer o festival. Mentira, eu sei o motivo. É Ucrânia e o pessoal ainda vai votar em massa no país como sinal de que eles ainda estão do lado dela na questão da guerra contra a Rússia.

12 Pontos - República Tcheca
10 Pontos - Áustria
08 Pontos - Espanha
07 Pontos - Portugal
06 Pontos - Suécia
05 Pontos - França
04 Pontos - Finlândia
03 Pontos - Moldávia
02 Pontos - Geórgia
01 Ponto - Islândia
..
.
.
.
-12 Pontos: Romênia

Nenhum comentário:

Postar um comentário