sábado, 15 de abril de 2023

Eurovision Song Contest 2023 - Apostas para a Competição (Parte I)


Ninguém solta a mão de ninguém. Estamos todos unidos pela música... aparentemente

   E vamos aqui iniciar mais uma das tradicionais postagens anuais falando das minhas importantíssimas (NOT) opiniões sobre as músicas da edição do Eurovision nesse ano. Pela primeira vez em mais de 40 anos, o show não vai acontecer no país que venceu a edição anterior. Ano passado a Ucrânia acabou vencendo o ESC em 2022 mas devido aos problemas da guerra que ainda está acontecendo no país, o Eurovision acabou indo a um país do Big Five e vice da edição anterior, que foi o Reino Unido. Por isso, será prometida uma edição com a mistura dos dois países, todos unidos pela música e essas coisas aí. Esperamos que o Reino Unido entregue um show interessante, já que a Itália no ano passado nos apresentou apenas muitos problemas técnicos.

   Por aqui, como é de costume, irei comentar as músicas que estão na primeira semi e dos 3 países finalistas diretos que votarão nessa semi. E honestamente, essa primeira semi é a melhor semi do ano pois está recheada de músicas fortes e tem várias favoritas da edição por aqui. Então venha conferir o que achei das 15 músicas da Semi 1 + 3 da final.

País:
 Noruega
Artista/Música: Alessandra - Queen of Kings
Opinião: Uma das super favoritas para vencer o ESC e também uma favorita do MGP desse ano. Queria que fosse ela ou a minha Ulrikke indo ao Eurovision e fico feliz por essa escolha. Gosto da música, ela é um pop eletrônico que gruda bem e ela tem um vozeirão bem operático em bons momentos na canção. Meus pequenos problemas com a performance na NF era que claramente a menina estava usando autotune pra corrigir algumas falhas no ao vivo (já que a emissora norueguesa permitiu autotune nas performances) e isso pode ser um pequeno sinal de alerta. Outro probleminha que tenho é de que como ela foi uma das primeiras escolhidas do ano, então é uma música que, pra mim, me cansou durante a temporada. Continuo gostando dela mas está fora do meu Top 10 e já tô meio saturado dela.

País:
 Malta
Artista/Música: The Busker - Dance (Our Own Party)
Opinião: Ain, tadinha de Malta nesse ano. Eles finalmente depois de muitos anos, mandaram homens para representar o país no festival e com uma música extremamente divertida. Porém por estar na posição da morte + semi extremamente forte + não ter mais júri votando nas semis (ainda mais que o júri sempre favoreceu Malta), as chances de Mala se classificar para final são baixíssimas. Uma pena, já que a música é animada, adoro essas partes de saxofone nela e gosto da estética da banda tanto no clipe como no palco (eles em 8-bit no telão e esses moletons... gostei demais).

País:
 Sérvia
Artista/Música: Luke Black - Samo Mi Se Spava
Opinião: Particularmente acho a música estranhíssima mas não como a do ano passado, que era bemmm mais estranha mesmo. Em estúdio achei a música da Sérvia bem boa e justificava ela ser uma das grandes favoritas na NF mas no ao vivo só achei apenas ok mesmo. Mais um ano com a Sérvia servindo o meu meio de tabela hahahaha. Mas ela é uma música com altas chances de final por ser Sérvia e uma performance competente, mesmo achando bem "errrr...".

País:
 Letônia
Artista/Música: Sudden Lights - Aijā
Opinião: Única opção possível no tenebroso Supernova desse ano. A música é bem boa e uma ótima proposta para a Letônia nesse ano. Acho interessante que tem essa parte em letão no fim da música e isso deixa um destaque a mais para ela. Sem falar que ela é um rock bem alternativo pro que vemos no festival. Confesso que não consigo imaginar essa música indo a final por conta da concorrência mas ainda desejo sorte a eles.

País:
 Portugal
Artista/Música: Mimicat - Ai Coração
Opinião: Era a minha favorita no Festival da Canção e uma das minhas favoritas nesse ano também. A Mimicat tem uma voz maravilhosa e essa nota longa no fim da música é tudo de bom. A performance dela no Festival foi bem divertida e condiz bem com o teor burlesco que a música oferece. Espero demais que ela consiga ir a final pois seria bem merecido e é tão interessante Portugal mandar algo tão animado como essa música. Adorei demais.

País:
 Irlanda
Artista/Música: Wild Youth - We Are One
Opinião: Foi durante um bom tempo o meu último lugar da minha lista nesse ano, pra ser honesto. Só saiu porque outra música começou a me irritar mais ainda hahaha. O grande motivo de não ter gostado dessa música da Irlanda era por ter acho o refrão dela muito irritante e uma grande decepção em comparação com o resto da música. Os versos são okay e acho o refrão chatíssimo. Sem falar que ao vivo na final nacional foi tenebroso. Não gosto dessa música e de longe, é um dos que não tem chances de ir a final.

País:
 Croácia
Artista/Música: Let 3 - Mama ŠČ!
Opinião: Que bizarrice foi essa que a Croácia está mandando? Uma banda de todos parodiando líderes militares com o vocalista principal sendo a versão Pit Bicha de Hitler é algo bem WTF. Sendo honesto, era uma das músicas que mais tinha gostado no Dora e o que teve a melhor apresentação na final (mesmo com aqueles mísseis que socorro...). Quando se vê a letra da música, é bem de um homem falando com sua mãe que tinha comprado um trator pra eles e que se vê indo a uma guerra, já faz um pouco mais de sentido porque deles assim pois a música é bem anti-guerra e a apresentação é um joke act como protesto. Acho uma música extremamente arriscada pra Croácia mas ela é bem querida entre os croatas e consigo ver mais chances de final ela do que algumas músicas daqui.

País:
 Suíça
Artista/Música: Remo Forrer - Watergun
Opinião: Assim como a Croácia, essa música da Suíça também tem mensagem anti-guerra e é uma balada masculina bem... básica. Tem momentos que a acho bonitinha (por conta dessa mensagem mesmo) e em outros que não poderia me importar menos com ela, o que é a maior parte do tempo). Não queria que fosse a final nesse ano e acho que será isso o destino dela. Mas uma coisa certa é que isso é bem melhor que "Boys Do Cry".

País:
 Israel
Artista/Música: Noa Kirel - Unicorn
Opinião: Relativamente uma das queridinhas do público e a primeira artista que foi escolhida para ir no ESC (selecionada internamente já em junho ou julho do ano passado). Quando vi o título da música, achava que a música seria totalmente um joke act mas é uma música pop bem... chamativa. Não consigo morrer de amores por ela mas ainda está no meu Top 20 e ela tem seus momentos bons, especialmente o fim onde a música tem um break de dança bem chamativa... mesmo que isso grite k-pop na nossa cara. Parece muito algo que Blackpink lançaria hahaha.

País:
 Moldávia
Artista/Música: Pasha Parfeni - Soarele Și Luna
Opinião: Um dos artistas que estão retornando ao festival, o Pasha vem com uma música que é infinitamente melhor do que a que ele mandou em 2012. É uma das minhas favoritas desse ano e acho ela incrível em todos sentidos. É em idioma oficial do país, tem pegada étnica, a performance na final nacional chama bem a atenção e tudo é bem encaixadinho,... Até mesmo gosto do anão que toca a flauta na música. Pra mim, é uma candidata forte desse ano e quero a Moldávia se dando bem nesse ano.

País:
 Suécia
Artista/Música: Loreen - Tattoo
Opinião: Outra que também é de 2012 e está retornando nesse ano. Quando anunciaram a Loreen voltando ao Melodifestivalen, já sabia que seria uma das cotadas pra vencer. E dito e feito. Venceu a NF e nesse ano, é uma enorme favorita pra vencer e ser a segunda pessoa a vencer o Eurovision pela segunda vez (coisa que não ocorre desde o Jhonny Logan). Honestamente, acho que ela vence sim a edição desse ano e teremos mais um vencedor óbvio no ESC assim como foi ano passado, fazendo que o ESC 2023 seja a "jornada de como Loreen venceu o ESC pela segunda vez". Espero do fundo do coração que isso não aconteça. Assim, eu gosto bastante da música e achei a performance dela incrível no Melodifestivalen. Porém chega a ser bem irritante ver o quanto o pessoal está enaltecendo ela que parece que não existem outras músicas interessantes além dela. De longe, é a música mais overrated da edição. Acho que não vence nesse ano se o júri começar a enaltecer outras músicas e o televoto começar a se cansar um pouco dela (algo que estamos começando a ver acontecer).

País:
 Azerbaijão
Artista/Música: TuralTuranX - Tell Me More
Opinião: Aqui veremos a segunda não-qualificação de Azerbaijão para a final. Que música mais fraquinha e boba. Um duo de gêmeos com uma música que tem o refrão bem sem graça e que só fica mais empolgante em seu final, quando eles estão parecendo que tão numa versão genérica e piorada dos Beatles. O que posso mais enaltecer nessa música é que não tem nenhum sueco envolvido nessa música.

País:
 República Tcheca
Artista/Música: Vesna - My Sister's Crown
Opinião: Minha favorita na minha cabeça desse ano. Acho essa música incrível e a melhor entrada que a República Tcheca mandou no festival, superando o ano passado que já tinha adorado. Eram claramente as favoritas na NF e mesmo com a "polêmica" de ter uma menina russa no grupo. ainda creio que seja uma das fortes candidatas nesse ano. A mensagem de empoderamento feminino, a presença de partes em ucraniano e búlgaro na música, ter de volta o tcheco em uma música do país, as roupas que gritam "garotas eslavas",... Amo amo amo. Só tenho elogios pra essa música e amo TU-DO nela. Não creio que vençam nesse ano mas desejo que supere o resultado de 2018 e seja a melhor posição do país no Eurovision.

País:
 Holanda
Artista/Música: Mia Nicolai & Dion Cooper - Burning Daylight
Opinião: Achei tão blé e sem graça. Tirando a parte final da música, onde a música tem seu "momento de brilhar", é uma das entradas mais chatinhas desse ano. Mas ainda acho que pode rolar uma zebra e essa música pegar final. O que seria injusto, já que ela não é grande coisa. E curiosidades inúteis, um dos compositores da música é o Duncan Laurence, que venceu em 2019.

País:
 Finlândia
Artista/Música: Käärijä - Cha Cha Cha
Opinião: Junto com a Loreen, é uma das grandes favoritas desse ano. E enalteço mais essa do que a da Suécia, sendo honesto. Era a minha favorita no UMK, acho o clipe da música mega divertido e o Käärijä é bem carismático. Ela parece ser uma pessoa bem divertida de ver e acompanhar. Sobre a música, mesmo com a performance no UMK sendo okay, compensa tudo pelo carisma do artista. Letra divertida e ainda sendo em finlandês, coisa que não tínhamos desde 2015. Acho uma das músicas mais divertidas e legais desse ano. Comparo ela com "Igranka" por seus momentos mais estranhos porém icônicos.

País:
 Alemanha
Artista/Música: Lord of the Lost - Blood & Glitter
Opinião: Quem diria iriamos ver Alemanha mandando um metalzão delicioso pro ESC? Eu achei sen-sa-cio-nal. É uma das melhores entradas da Alemanha desde muito tempo e desejo que eles tenham um resultado decente nesse ano. Um metal bem ótimo de ouvir e bastante acessível pro festival. Tomara que o público aceite bem eles.


País:
 França
Artista/Música: La Zarra - Évidemment
Opinião: A única coisa que não gostei de ver a La Zarra no ESC é porque quando ela anunciou interesse em ir ao festival, a França deixou de lado de fazer a final nacional. O que é uma pena pois gosto da NF francesa. Tirando esse "problema", eu acho a música classuda e maravilhosa. Pra mim, um dos melhores exemplos de como quase mudar de gênero de um momento pra outro, por começar bem "chanson" e ir depois a um disco moderno bem gostoso. Também é uma favoritinha para vencer e acho ela incrível.

País:
 Itália
Artista/Música: Marco Mengoni - Due Vite
Opinião: Temos mais um retornante do festival, dessa vez alguém da edição de 2013. Confesso que do Big Five, é a que menos gosto mas ainda acho uma bela balada. A voz do Marco é muito boa e a música é realmente bem bonita. Só acho que tem coisas bem melhores já na final mesmo. E vamos a mais um ano com a Itália mandando homens com baladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário