domingo, 8 de maio de 2022

Eurovision Song Contest 2022 - Apostas para a Competição (Parte I)

 
O Som do esquecimento.

   E chegamos, pessoas, aquele momento gostoso de onde comento aqui sobre as músicas que irão competir no Eurovision do ano! Dessa vez, ocorrendo em Turim, na Itália, onde desde 2011 não tínhamos um país do Big Five sendo os anfitriões do festival. Antes de começar a falar, peço desculpas pelo atraso do texto, que vem depois que ocorreram os ensaios do show. Isso foi devido ao meu simples e puro esquecimento de escrever o texto mas isso não alterou em muito as opiniões que tenho em cada música desse festival, que já considero ele bem mediano. Tem músicas boas, ruins mas nada delas me chamaram a atenção. Mas enfim, vamos agora começar os meus pitacos sobre as músicas que compõe a primeira semi-final e os dois finalistas diretos que votarão nessa semi.

País:
Albânia
Artista/Música: Ronela Hajati - Sekret
Opinião: Amei essa música desde que venceu no Festivali i Kënges no ano passado. Super dançante, é um bate cabelo de toque étnico sensacional e a Ronela tem uma baita voz. Esse revamp com a adição do inglês e uma coisa aqui e ali de Espanhol meio que deixaram a música menos empolgante mas ainda assim, continua sendo uma das minhas favoritas.

País:
Letônia
Artista/Música: Citi Zēni - Eat Your Salad
Opinião: "Invés de carne, como vegetais e bu**tas". Apenas digo isso. A música é divertida? Sim, nem nego. Mas acho ela tão tosca e tão imbecil que não dá. Não consigo gostar de jeito nenhum dela. É uma mensagem vegana / ecológica passada da forma mais errada possível. Foi um joke act bem fraco e nessa semi tem um joke act bem mais divertido e interessante. Maaaaas consigo infelizmente imaginar eles indo a final pelo fator piada.

País:
Lituânia
Artista/Música: Monika Liu - Sentimentai
Opinião: De primeira, achei a música muito esquisita. Com o tempo fui apreciá-la e hoje eu até que gosto de ouvir. Foi uma boa entrada a da Lituânia com uma canção 100% em lituano desde muito tempo. Voz boa e performance quase hipnotizante. Creio que seja uma queridinha do júri nesse ano.

País:
Suíça
Artista/Música: Marius Bear - Boys Do Cry
Opinião: ZZZZzzzzZZZzZ... Que porre de música, Meu Deus. Queria levar a música pro lado "crítica social" por falar que homens podem chorar e demonstrar sentimentos mas nem pra isso a música serve. É uma balada sem graça, sem apelo e uma das entradas que menos gosto desse ano.

País:
Eslovênia
Artista/Música: LPS - Disko
Opinião: A única coisa positiva que tenho dessa música é ver que está sendo cantada em esloveno. Acabou. Não gosto de Disko, é um disco music bem sem sal e sempre parece que o vocalista canta sem energia durante o tempo todo. Next.

País:
Ucrânia
Artista/Música: Kalush Orchestra - Stefania
Opinião: Super favoritas para a edição desse ano e está no meu Top 10. Confesso que prefiro a vencedora original da NF do que Stefania mas ainda assim, foi uma ótima escolha da Ucrânia. É em ucraniano, é bem original e diferente do que ouvimos no festival e por favor, Mamãe Stefania is the new Mãe da Fiamma hahaha. Porém, eu não creio que a Ucrânia vença o ESC e eu espero que não vença pois acho que o hype gigante que a música tem é por conta da situação de guerra que o país vem enfrentando desde meados de fevereiro contra a Rússia (que aliás, foi bem compreensível a sua expulsão no festival desse ano). Sinceramente, super acho que se a Ucrânia vencer o festival nesse ano, vai ser por dó e compaixão onde praticamente todos os países europeus querem ajudar a Ucrânia de todo jeito. Eles merecem um Top 10 ou um Top 5? Com certeza. Mas vitória? De jeito nenhum.

País:
Bulgária
Artista/Música: Intelligent Music Project - Intention
Opinião: Por que a Bulgária, o primeiro país a revelar sua música, está em meu último lugar? Pois acho a música muito sem alma e sem graça até pra falar mal. É uma música de rock que não me trás nada de empolgante e memorável. Pra uma música de rock conseguir o feito de ser esquecível, é porque a situação não é boa. Mas não se preocupem. Mesmo não sendo finalista, ela não é uma candidata a último lugar na semi.

País:
Holanda
Artista/Música: S10 - De Diepte
Opinião: Primeira música em holandês desde 2010 e foi um excelente retorno ao idioma. Acho a música bem gostosa de ouvir. Uma balada bem bonita, bem cantada e espero que a S10 venda a canção do jeito que ela merece. Só acho ela um pouco overrated na minha opinião. Tem muitos apontando ela como uma provável vencedora... o que discordo. Ela vai até chegar na final mas não queria um Top10 não.

País:
Moldávia
Artista/Música: Zdob și Zdub & Frații Advahov - Trenulețul
Opinião: E os Zdob retornam pela terceira vez ao festival... e com sua pior música. Claro que continuam divertidos e acho o clipe igualmente divertido mas... cadê aquele rock / ska que achava maneiro nas outras duas músicas? Eles precisam de um excelente stagging pra conseguir elevar a música e conseguir mais uma final para Moldávia.

País:
Portugal
Artista/Música: Maro - Saudade, Saudade
Opinião: Foi minha música favorita no Festival da Canção e é a minha favorita nesse ano. A voz da Maro é muito bonita, a música é bem gostosa de ouvir e uma forma bem tocante de encarar o luto de alguém querido. Fico contente que o público está recebendo bem a canção e espero que ela consiga um resultado satisfatório no ESC.

País:
Croácia
Artista/Música: Mia Dimšić - Guilty Pleasure
Opinião: Depois de um amargo 11º lugar no ano passado mesmo pegando Top 10 no júri e televoto, a Croácia retorna com uma proposta bem calma, bem singela mas também, bem fraca. Acho a música bem sem sal e se repetir a mesma proposta do Dora, capaz de ter mais um ano com a Croácia fora da final.

País:
Dinamarca
Artista/Música: Reddi - The Show
Opinião: Não vou negar que a música da Dinamarca nesse ano chama a atenção pela sua mudança total de estilo do início com o meio dela. De música lenta no piano para um rock digno de trilha sonora de série teen. Proposta divertida e não consigo imaginar ela sendo desclassificada, ao mesmo tempo que não consigo imaginar ela indo para final. Tudo vai depender de como serão as outras performances.

País:
Áustria
Artista/Música: Lum!x & Pia Maria - Halo
Opinião: Eu super gostei da música da Áustria nesse ano e é uma das melhores músicas de DJ + Vocalista que o ESC apresentou. A Áustria tem tudo pra conseguir uma classificação. O problema está mais na voz da vocalista, onde nas pre-parties, a voz da Pia deixou muito a desejar. Tomara que isso se corrija, hein.

País:
Islândia
Artista/Música: Systur - Með Hækkandi Sól
Opinião: Uma entrada um tanto quanto underrated das irmãs islandesas. Não era sequer meu Top3 no Söngvakeppnin desse ano mas sempre estava lá sendo bem inocente. Fiquei surpreso com a vitória delas. É uma música folk bem calma, relaxante e gostosa de ouvir. Porém é capaz da Islândia ficar de fora da final pois o público não aceitou bem a entrada islandesa. Uma peninha pois o país estava bem forte nas últimas edições. Ao menos, é um não-classificado de ótima qualidade.

País:
Grécia
Artista/Música: Amanda Tenfjord - Die Together
Opinião: Sobre Grécia... overrated. A música é boazinha, tem uma produção boa, a voz da Amanda é boa... mas não merece ser tão favorita como muitos pintam por aí. Ela merece ir pra final com certeza mas não quero um Top 10.

País:
Noruega
Artista/Música: Subwoolfer - Give That Wolf a Banana
Opinião: Meu guilty pleasure desse ano. Confesso que eram um dos meus queridinhos do MGP nesse ano e fiquei contente com a vitória na NF. É um joke act que acho super divertido e de boa qualidade. Cantam bem, vendem muito bem o que estão propondo e ela é super chiclete. Essa sim consigo ver um Top 10 chegando e espero me divertir bem com eles.

País:
Armênia
Artista/Música: Rosa Linn - Snap
Opinião: Temos o retorno da Armênia, após sua ausência ano passado. E foi um retorno que achei bem gostoso. Snap é um folk tão good vibes, tão delicinha de ouvir e acho o clipe bem bontinho. Bem "Up - Altas Aventuras". Não acho que seja algo que o pessoal vai amar de ouvir mas não acho que fica de fora da final, pois é a última música da semi.

País:
França
Artista/Música: Alvan & Ahez - Fulenn
Opinião: Simplesmente amei França nesse ano. Não tem praticamente nenhum defeito. Foram maravilhosos na NF, a performance é intrigante do começo ao fim e sem falar que é toda em bretão, que não tem um representante em bretão desde os anos 90. Essa vibe meio folclórica e moderna da música é sensacional e só tenho amores por ela. É uma das favoritas pra vitória e também minhas.

País:
Itália
Artista/Música: Mahmood & Blanco - Brividi
Opinião: Mahmood vence o Sanremo e retorna ao Eurovision depois de um excelente segundo lugar (que deveria ter sido primeiro, por favor) e bem... Foi um retorno bem medíocre. Primeiro, nem eram de longe os melhores no Sanremo. Segundo, não sei porque ele é um dos favoritos para vencer. A música é um duo bem ok, onde o que mais elogio é a tensão sexual química que os dois tem quando cantaram no Sanremo. Apenas isso. Vão conseguir outro Top 10 pra Itália mas não quero uma vitória não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário