segunda-feira, 13 de maio de 2019

Eurovision Song Contest 2019 - Apostas para a Competição (Parte I)

Me desafiaram a sonhar... e acho que sonhei alto demais e cai com força no chão.


   ... e de forma mega tardia, aqui está mais um texto sobre o que achei de cada música do Eurovision nesse ano! Por mais que os dois podcasts sobre minhas opiniões (e de outras pessoas) já tenha saído tem algum tempo, tenho que continuar com os posts, né? E acho que o motivo de ter enrolado é porque além de ter lançado os podcasts bem antes, é porque eu estou um pouco decepcionado com o festival nesse ano por estar achando a qualidade um pouco inferior. Óbvio que tivemos músicas bem legais mas infelizmente são poucas as quais eu estou torcendo de coração. Mas é jeito, sempre vai existir algum ano um pouco mais inferior que o anterior.

   Chega de enrolação e vamos as minhas opiniões das músicas que compõe a semi 1 + os finalistas que votam nessa primeira semi final.


~VÍDEO OFICIAL NÃO PODE SER PUBLICADO~
País: Chipre
Artista/Música: Tamta - Replay
Opinião: Chipre tenta o feito ingrato de manter o nível alto que foi a música do ano passado da Eleni Foureira. E bem, claro que não conseguiu. A música é bem divertida, gosto bastante de ouvir ela mas não sei... O fator "Replay" dela não me pegou direito não. Mas ainda é uma música que é bom ficar de olho.

País: Montenegro
Artista/Música: D-Moll - Heaven
Opinião: Segundo ano consecutivo onde a segunda música da semi 1 é a PIOR música do festival nesse ano. Que música horrorosa. Não basta ser a pior música da NF montenegrina como tem que ser brega e constrangedora. Ruim demais!

País: Finlândia
Artista/Música: Darude feat. Sebastian Rejman - Look Away
Opinião: Quando vi a Finlândia dizer que iriam mandar Darude pro ESC, fiquei como... nervouser. Não tava acreditando que o país iria mandar o moço dono de hit de "Sandstorm" pro Eurovision. Infelizmente a música que irá pra Israel é fraca (Assim como todas as 3 músicas que ele enviou pro UMK). Não consigo ver isso ir longe de jeito nenhum. Ano passado a Saara Aalto pode até ter desafinado muito mas ainda tinha bem mais carisma e uma música mais chiclete.


País: Polônia
Artista/Música: Tulia - Fire of Love (Pali Się)
Opinião: Dou meus parabéns para Polônia por enviar algo mais tradicional. Sempre gosto desse tipo de coisa. Só que essa entrada do país é bem qualquer coisa, pra ser sincero. A banda tem coisa muito melhor pra apresentar e "Fire of Love" não é algo que queremos ouvir.

País: Eslovênia
Artista/Música: Zala Kralj & Gašper Šantl - Sebi
Opinião: A dupla parece morta no palco e no clipe do jatinho? Sim. Parece música de ninar? Sim. Mas mesmo assim, que música fantástica. De novo a Eslovênia sendo um dos meus xodós do ESC. Felizmente essa música é também bem querida por muitos e torço pra que ela se dê bem.

País: República Tcheca
Artista/Música: Lake Malawi - Friend of a Friend
Opinião: Vou ser sincero: mesmo achando essa música fraca e boba, eu amei ela. É a República Tcheca mais uma vez sendo uma queridinha minha e mesmo preferindo "True Colors" na seletiva tcheca, a música da amiga de um amigo é despretensiosa, divertida e pode até surpreender a todos. Novamente, a República Tcheca sendo uma queridinha no meu core. Destaque pro clipe onde os eurofans mandaram vídeos pra compôr o clipe e bem... não é que conseguir entrar no meio? Mico do século! HAHAHAHA

Alex passa vergonha na internet e choca ninguém


País: Hungria
Artista/Música: Pápai Joci - Az Én Apám
Opinião: Uhg Papai voltou! O reizinho cigano de 2017 voltou pra representar a Hungria e com outra música que gosto. Claro que "Origo" é beeeem melhor que essa música de pai. Mas não é de todo ruim não. Mais uma vez, a Hungria garantindo sua vaga na final.


País: Bielorrússia
Artista/Música: Zena - Like It
Opinião: Das farofinhas, essa é a que menos gosto. Claramente é um pop bem qualquer coisa que serve pra entreter que infelizmente não me entreteve. Sem falar que as coisas da escolha da Bielorrússia foram recheadas de tretas. De final nacional com inscrições tardias ao produtor homofóbico da canção vencedora.

País: Sérvia
Artista/Música: Nevena Božović - Kruna
Opinião: Depois de flopar (e se vestir como uma palhaça) em 2013, a Nevena retornou pro Eurovision e além de tornar a primeira artista vinda do Junior Eurovision a participar mais de uma vez no festival, a música é ma-ra-vi-lho-sa. Mesmo a Sérvia sendo pela milésima vez meu meio de tabela, a música deles desse ano é uma tradicional balada balcânica muito boa, bem feita e que me arrepia todo.

País: Bélgica
Artista/Música: Eliot Vassamillet - Wake Up
Opinião: Quando vi que a Bélgica iria usar o mesmo time de "City Lights", fiquei com expectativas bem altas, já que achei o Top4 deles super merecido... sem falar que fiquei muito triste em ver a música do país não ir pra final ano passado (eles eram meu 3º lugar). E bem, acho que a única coisa que conseguiram repetir de 2017 é só a cara de paisagem do artista porque a música é muito fraca. Nem é ruim mas é bem abaixo do que a Bélgica pode oferecer. E se eles forem pra final, ficaria muito ofendido pois se ano passado com uma música ótima eles floparam, nesse ano tem mais que ficar na semi com essa música mediana.

País: Geórgia
Artista/Música: Oto Nemsadze - Keep On Going VAAAAAARADA VARADA
Opinião: Durante um bom tempo, esse era meu último lugar. Não conseguia engolir de jeito nenhum mais uma esquisitice da Geórgia. Mas misteriosamente a música começou a crescer em mim e hoje eu nem acho ela ruim não. Em alguns momentos até me sinto como a jurada do Idol da Geórgia toda de pé e entretida com a música. Não acho que passa pra final mas se passar, que não tire vaga de música que torço mais. Hahahaha.

País: Austrália
Artista/Música: Kate Miller-Heidke - Zero Gravity
Opinião: Geeeente, que coisa doida é essa música da Austrália. Além de ser a primeira vez que eles mandam uma pessoa branca pro festival, a música é uma bagunça deliciosa. Um pop com toque de ópera e uma apresentação dela de vestidão e uma dançarina de preto balançando feito louca. Olha, amei demaaaaaais! <3 <3 Claramente terá o melhor staging do ano.

País: Islândia
Artista/Música: Hatari - Hatrið Mun Sigra
Opinião: ADOROOOOO! Uma das minhas super favoritas e também uma das favoritas a vitória. Que música incrível. OK, ela fala que o ódio vai prevalecer mas ainda assim, é claramente uma metáfora pra esse mundo cheio de ódio e... tá parei. Mas sério, acho essa música muito boa, o visual da banda é chamativo, é interessante ver algum país investindo em música industrial (mesmo que não seja algo que ouviria) e será que dessa vez a Islândia vai conseguir mais um #2 em um ano terminado com 9? Veremos...

País: Estônia
Artista/Música: Victor Crone - Storm
Opinião: Uma das piores entradas da Estônia nessa década. Que música sem graça. O pior é que ela é um tipo de música que super ouviria e gostaria por ser house com toque country. Mas ela é muito genérica, chata e totalmente esquecível. Tanto que na apresentação do Eesti Laul, a coisa mais chamativa era o CG tosco no fim da música. Do resto... passo.

País: Portugal
Artista/Música: Conan Osíris - Telemóveis
Opinião: O que falar de Portugal 2019? O que falar do mozão Conan Osíris? O que falar da minha música favorita desse ano? Nem sei o que dizer. Apenas sentir. Eu amo tanto essa música, essa performance, o dançarino, a letra que pode ter vários significados (desde alguém com um coração partido a alguém não superando o luto),... Até mesmo da roupa estranha e sua máscara eu gosto. Sério, acho tudo perfeito, melhor entrada do país desde 2008 e por mais que isso não aconteça, meu sonho ir de novo cobrir mais um Eurovision em Lisboa. Iludido? Sim. Mas... "I dare to dream" sobre isso. S2


~VÍDEO OFICIAL NÃO PODE SER PUBLICADO~
País: Grécia
Artista/Música: Katerine Duska - Better Love
Opinião: Grécia de farofeira pra conceitual? Que Grécia é essa? Hahahaha. Sobre a música, é mais uma das queridinhas minhas. Uma delicinha de ouvir e o clipe é bem bonitinho, com essa coisa meio circense e artística. Gostei demais.

País: San Marino
Artista/Música: Serhat - Say Na Na Na
Opinião: SIR HOT IS BACK, BABY! Depois de mandar a música ruimvilhosa de 2016, nosso amado turco voltou pro Eurovision <3 <3 <3 e ele irá fechar a primeira semi!!! Pra mim, isso é um claro sinal de que ele vai pra final e pra mim, seria bem justo. Desde 2014 que não via uma música tão legal pra San Marino. Sem falar que mesmo sendo bem tosca, "Say Na Na Na" diverte e levanta o astral do pessoal. Eu simplesmente, adoro. Parabéns San Marino por continuar a ser esse país peculiar.

País: Espanha
Artista/Música: Miki Núñez - La Venda
Opinião: "La venda ya cayooooooo". Depois de tantas tentativas, finalmente a Espanha acertou em cheio. Como não amar esse hino carnavalesco e super animado da Espanha? Não nego que como música preferiria o "Muérdeme" da María lá na Gala Eurovisón. Mas ela foi tão ruim que acabei me apaixonando pelo Miki mesmo. Claramente uma das minhas queridinhas e favoritas da edição.

País: França
Artista/Música: Bilal Hassani - Roi
Opinião: O que falar da França... Primeiro de tudo é que o nome rende vários trocadilhos ruins aqui. Segundo, quando ouvi a música de primeira, eu super adorei e a mensagem de empoderamento é bem bonitinha. Sem falar que é uma música de Madame Monsieur, que foi representante ano passado. Até mesmo gritei "Nova Conchita!" na época da NF francesa. Mas depois da apresentação ao vivo, me decepcionei um pouco. Apresentação bem fraquinha e vocal mais fraco ainda. Infelizmente depois de três anos, a França não estará no meu Top 10 mas desejo toda sorte pro país e bora ver o Bilal entrar com tudo. ( ͡° ͜ʖ ͡°)

País: Israel
Artista/Música: Kobi Merimi - Home
Opinião: Infelizmente os donos da casa não souberam mandar uma música boa. De longe é uma das canções que menos gosto desse ano e só está na final porque o país venceu o festival ano passado porque se dependesse de semi, Israel se daria muito mal.

EXTRA:
País: Ucrânia
Artista/Música: MARUV - Siren Song
Opinião: AAAAAAAAA!!! Uma pena que a treta envolvida na seletiva da Ucrânia fez com que essa delícia não fosse pro festival (Treta pesada que era desde Jamala questionar pra MARUV se Crimeia é Ucrânia ou não até a emissora não bancar os custos da artista ir pra Israel e exigir o cancelamento de todos os shows que iria fazer na Rússia). Triste demais. Desde 2014 que queria ver minha Ucrânia mandando slut music e essa música era o que precisava pra ter meu Top3 perfeito. MARUV, você não merecia mesmo se envolver em tretas. Você merece o mundo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário