sexta-feira, 12 de abril de 2024

Eurovision Song Contest 2024 - Apostas para a Competição (Parte I)

Unidos pela música, pela falta de criatividade e joke entries.

   Chegamos nesse belíssimo período onde finalmente vem esses meus "super importantes" textos comentando as canções do Eurovision Song Contest. Nesse ano, voltamos novamente a Suécia após a óbvia e esperava segunda vitória de Loreen ano passado. Porém mesmo com algumas coisas positivas acontecendo esse ano (como retorno de Luxemburgo), tem tanta coisa que não me agradou muito que está rolando. É o ano onde o slogan do ano passado de "Unidos Pela Música" será fixo e não pode ser mudado novamente. Voltamos ao ano de 2010 e 2011 com a votação acontecendo desde a primeira música e não após todas as músicas serem exibidas. As músicas finalistas serão cantadas no meio da semi. E mais outras coisas que virão.

   Honestamente não gostei dessa ideia de votação desde a música 01 ou o fim dos slogans diferentes. É de novo a Suécia querer mudar alguma regra do festival em ano que tá organizando o show. Não tem realmente do que inventar mesmo. Ainda se as músicas nesse ano fossem mais divertidas pra torcer... o que não acontece nesse anos, já que tem muita música agitadinha e animada mediana e entradas "engraçadinhas" tendo ser o novo Käärijä e falhando totalmente.

   Mas enfim, vamos aos meus comentários sobre as músicas da primeira semi-final e dos finalistas que vão performar nessa mesma noite.

País:
Chipre
Artista/Música: Silia Kapsis - Liar
Opinião: Essa que era a tão famosa "Liar" que foi descartada pela Grécia ano passado e que teve tanto drama ao redor disso? Uaaaaaau... tudo para termos mais uma nova tentativa de "Fuego" do Chipre. Não é uma música tenebrosa mas boto a música bem embaixo no meu ranking pois não vejo nada demais nessa música e ela é só mais uma música dançante com voz feminina. Ela só existe pra mim. Tem coisa muito melhor nesse ano, Chipre.

País:
Sérvia
Artista/Música: Teya Dora - Ramonda
Opinião: Ela curiosamente se destaca por ser uma das poucas baladas femininas da edição. Mas apenas isso mesmo. Outro ano com Sérvia servindo meu meio de tabela hahahaha. Acho a voz dela boa e tals mas nada que me deixa super interessado. Prevejo um resultado parecido com o ano passado: vai para a final mas não vai ter muitos pontos.

País:
Lituânia
Artista/Música: Silvester Belt - Luktelk
Opinião: Essa música é uma das favoritinhas do ano e aprecio isso. Confesso que essa música tem muita coisa que poderia odiar. Afinal, nunca que irei gostar de uma twink que tem Troye Sivan como uma das inspirações kkkkk... mas não é que achei legal? Ele tem muito carisma, a música é super divertida e está em lituano. Achei isso bem interessante e mesmo não estando uma das minhas favoritas, é uma música que acho legal ser querida.

País:
Irlanda
Artista/Música: Bambie Thug - Doomsday Blue
Opinião: O que você fez, Irlanda?! Que coisa mais doidona! Hahahaha! Eu assisti a final nacional irlandesa e de longe, a performance de Bambie é a que mais chama a atenção. Tem tudo muito pronto pro ESC: essa vibe gótica trevosa e darkis é sensacional e é estranhazona no melhor sentido. Só não curto muito o refrão fraquíssimo e ela ser meio repetitiva em alguns pontos. Mas ainda assim, escolha excelente e foi a melhor tentativa da Irlanda pro ESC em um bom tempo. Pena que não imagino isso na final pois ela não tem tanta força pra ir numa final. Justo com uma música que é realmente diferente demais do que esperamos da Irlanda.

País:
Ucrânia
Artista/Música: Alyona Alyona & Jerry Heil - Teresa & Maria
Opinião: A música era uma das favoritas da final nacional (que deu treta, pra variar, com os resultados saindo um dia depois) e quando venceu, se tornou uma das favoritas pra vencer... e também é uma das minhas favoritas. Que música excelente! É a melhor tentativa da Jerry pra ir pro Eurovision? Não. Mas essa colab com a Alyona é muito boa, a música é interessantíssima com essa vibe meio tradicional e moderna, quase que inteira em ucraniano,... tudo de bom e achei ela boa demais! Não sei se vence pois não creio que o efeito "Stefania" vai repetir aqui mas um Top 10 é bem justo pra elas.

País:
Polônia
Artista/Música: Luna - The Tower
Opinião: Pra não ter tretas de finais nacionais, a Polônia me vem com seletiva interna (onde vimos as outras músicas participantes e a favorita delas perdeu por um ponto pra Luna). Sendo honesto, foi uma escolha muito boa. É um pop gostosinho e é umas das músicas que mais gosto desse ano. A Luna foi escolha surpreendente e quanto mais ouço, mais gosto da música. Uma óbvia finalista.

País:
Croácia
Artista/Música: Baby Lasagna - Rim Tim Tagi Dim
Opinião: Não consigo entender de jeito nenhum por que essa música é super favorita pra vencer o Eurovision... Assim, ele era meu favorito no Dora mas também, o Dora foi tão fraco que a música mais interessante era a música backup caso houvesse desistência, que foi o caso do Baby Lasagna. Das 4 músicas que parecem ser bem inspiradas no sucesso do Käärijä, de longe a dele é a melhor por ser menos "hahaha olhem como sou engraçadão" e mais rockzinha. Não merece esse favoritismo e não acho que vai conseguir vencer o ESC mas ela tem seu valor e até que é tolerável.

País:
Islândia
Artista/Música: Hera Björk - Scared of Heights
Opinião: Estou super feliz em rever a Hera Björk aqui, já que adoro a música dela de 2010 mas realmente essa é bem pior que "Je Ne Sais Quoi", de 2010. É um pop barato que na versão em estúdio até que gostava de ouvir mas depois de ver a performance na final nacional, foi uma decepção total. Não gostei de nada e fiquei realmente muito surpreso em ver isso vencendo. Não, não sou uma pessoa que queria o Bashar vencendo a NF pois ainda acho que aquilo foi um momento de pessoas emocionadas e compadecidas com a Palestina. Mais um ano que a Islândia ficará fora da final. Bem feito por não escolherem a Anita. xD

País:
Eslovênia
Artista/Música: Raiven - Veronika
Opinião: Uma vitória pros gays!!! Finalmente teremos a Raiven representando a Eslovênia depois de tantas tentativas no EMA. E não decepcionou nada. "Veronika" é a melhor música dela pra tentar o ESC e é uma das minhas favoritas desse ano. É misteriosa, chamativa e sem falar que a Raiven tem uma presença de palco incrível. AAAAA quero demais ver como vai ser no Eurovision! Amei demais essa delícia!

País:
Finlândia
Artista/Música: Windows95man - No Rules!
Opinião: Medo, horror, pânico, desespero! Depois do ano passado a Finlândia se dar muito bem com uma entrada estranha, nesse ano eu desejo apenas um flop gigantesco porque fico horrorizado de ver como é que isso venceu o UMK. Acho a música sem graça, chatíssima, um eurodance mal feito e o ao vivo na final nacional era tenebrosa. Odiei com muita força e é meu último lugar com folga.

País:
Moldávia
Artista/Música: Natalia Barbu - In the Middle
Opinião: Junto com a Islândia, a Moldávia também manda um artista retornante... que a primeira tentativa era muuuuuito melhor. A "Fighter", de 2007 é muito melhor e mais interessante que essa música de 2024. Uma coisa que não posso negar é que a performance da NF te deixa curioso com a backing vocals idênticas a ela e elas tocando violinos perto do fim da música. Vamos ver se isso vai acontecer no Eurovision. Mas mesmo assim, é uma música que não me chama muita atenção e uma das que menos tenho interesse em reouvir.

País:
Azerbaijão
Artista/Música: Fahree & Ilkin Dovlatov - Özünlə Apar
Opinião: Finalmente temos uma música do Azerbaijão que inclui idioma azeri de forma decente! Aeeeee! Isso é algo pra se elogiar muito. Confesso que não é uma música que ouço muito mas isso é porque foi a última a sair. Ela tem uma vibe mais étnica e as partes em azeri no refrão são bem interessantes. Fico feliz em ver uma música que grita bem Azerbaijão e menos música sueca com ocorria a algum tempo atrás. Boa sorte a eles.

País:
Austrália
Artista/Música: Electric Fields - One Milkali (One Blood)
Opinião: Não imaginam o quanto eu fiquei animado em saber que Electric Fields iria finalmente representar a Austrália no Eurovision. Eu amo a música deles de 2019 e já sabia que iria vir um pop interessante com parte em idioma aborígene. Dito e feito: primeira vez que temos um idioma de origem aborígene no festival e é uma música bem gostosinha de ouvir. A decepção mesmo é ver que não é tão genial e icônico como "2000 and Whatever" mas nada que me tire deles na minha lista dos favoritinhos desse ano. Boa sorte a esses meus lindos.

País:
Portugal
Artista/Música: Iolanda - Grito
Opinião: Era uma das favoritas pra vencer o Festival da Canção desse ano e não nego que era uma música que até gosto. Mas não sei não... Tem algo nela que não me faz torcer com muita força como aconteceu em 2022 e 2023. É uma das poucas baladas de qualidade do ano e a nota na parte final da música é fenomenal. Só não consigo ter uma torcida forte mesmo. Desejo toda sorte do mundo e esperamos muito que Portugal consiga uma final nesse ano.

País:
Luxemburgo
Artista/Música: Tali - Fighter
Opinião: Após mais de 30 anos, finalmente temos Luxemburgo de volta no Eurovision! Só por isso já é algo de comemorar e ficar muito curioso em como será esse retorno no festival. E voltaram com uma música que bem interessante e chiclete. Gosto dela, era a minha favorita na final nacional de Luxemburgo e tem boas chances de conseguir uma vaga pra final. Tomara que isso seja um incentivo pra que o país permaneça no ESC e que faça outros países como Andorra, Mônaco e afins retornem também pro Eurovision.


País:
Alemanha
Artista/Música: Isaak - Always on the Run
Opinião: Alemanha sendo medíocre e choca absolutamente ninguém. Não que essa música seja ruim. Até que gosto da voz do Isaak e ele tem seu carisma no palco. Mas alguém votaria numa música como essa pra vencer o ESC? Não mesmo. Já estamos vendo de novo a Alemanha vai pegar outro bottom.

País:
Reino Unido
Artista/Música: Olly Alexander - Dizzy
Opinião: Muita gente pegou um hype bem grande pro Reino Unido quando viram o anúncio de Olly Alexander, do Years & Years, indo representar o país no Eurovision. Aí saiu a música e o hype morreu hahaha. A música é legal, feliz que é o Reino Unido não passando vergonha e Olly é um excelente artista. Só mesmo que sabemos que Olly consegue fazer coisa melhor que isso pois ela é uma canção meio de tabela mesmo.

País:
Suécia
Artista/Música: Marcus & Martinus - Unforgettable
Opinião: Novamente a Suécia manda bomba em ano que é sede. Só Deus na causa mesmo. Sabia que eles eram super esperados pra vencer o Melodifestivalen desse ano, já que essa edição foi um terror de chato. E a música deles é como foi essa final nacional: cheio de efeitos e performances visuais que são visualmente agradáveis mas que não tem alma. É uma música bem parecida com a do ano passado deles (que já não gostava também) e já vejo a Suécia recebendo vários pontos de forma injusta só por ter bons efeitos e staging. Ai ai... É uma das piores músicas do ano, acho chatíssima e só não é pior que a música de 2016 mesmo, que aquilo é tenebroso demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário