segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Junior Eurovision Song Contest 2022 - Apostas para a Competição

Rodando a magia e rodando o meu interesse no JESC.

   E já chegamos o período de Junior Eurovision, minhas pessoas. Infelizmente assim como no ano passado, é mais um JESC acontecendo em dezembro e não no fim de novembro. Ainda queria entender melhor o por que da organização resolver querer o festival acontecendo tão perto do fim de ano. Nesse ano o JESC vai acontecer em Yerevan, Armênia após a merecidíssima vitória de Qami Qami em 2021. Uma pena também que nesse ano não tivemos alguma canção que chegasse perto da canção armênia. Aliás, esse JESC 2022 está bem difícil de engolir pois o excesso de músicas que só chegam no máximo um "gostei" não está no gibi, hein. Que edição medíocre. Tomara que na apresentação ao vivo no próximo domingo eu mude de ideia. Mas enfim, então vamos as opiniões das 16 músicas desse ano!

País:
 Holanda
Artista/Música: Luna - La Festa
Opinião: De longe, essa é a mais chicletona de todas as músicas da competição. O refrão é bem grudento e a música é muito divertida. Meu problema com ela é só mais de achar a letra do refrão err... besta demais. Ainda acho essas palavras em italiano inseridas de um jeito bem ruim mas nada que tire o charme da música. Até que gosto dela e imagino um bom resultado pra Holanda esse ano.

País:
 Polônia
Artista/Música: Laura Bączkiewicz - To the Moon
Opinião: Não vou mentir. Achava a música da Polônia antes do revamp bem chatinha e um tanto quanto irritante. A nova versão deixou ela bem melhor, mais dançante e ainda tem um pouco mais de polonês no refrão nela. Mas assim, acho a música apenas aceitável. Ouço ela, não desgosto, tem seus momentos interessantes e acabou. Nada demais. Só não quero Polônia vencendo de novo não hahaha.

País:
 Cazaquistão
Artista/Música: David Charlin - Jer-Ana (Mother Earth)
Opinião: Muito melhor que a música do ano passado? Com certeza. Mas longe de ser algo que goste. Falando apenas da música em sim, é uma balada com bastante drama que não poderia me importar menos quando ouço. Porém sinto que isso vai se elevar no palco. Veremos como a música de ecologia cazaque vai se sair no festival.

País:
 Malta
Artista/Música: Gaia Gambuzza - Diamonds in the Skies
Opinião: Essa e a música da Macedônia são as que oscilam no meu último lugar. Achei a música maltesa extremamente sem graça, sem ritmo e mesmo sendo animadinha e com um clipe recheado de coisas dos anos 80, ainda acho a música um porre. Não foi dessa vez, Malta.

País:
 Itália
Artista/Música: Chanel Dilecta - Bla Bla Bla
Opinião: Assim como a Holanda tem um refrão que gruda na cabeça, a Itália também tem um refrão que gruda mas pelo lado ruim. A música italiana tinha um potencial de ser um pop até interessante mas saiu uma tragédia. A canção é bem ruinzinha e o inglês no refrão é desnecessário. Detestei aquilo. Não adianta eu ficar cantarolando no início em italiano do refrão que essa música nem deve chegar perto do Top10. Off: apostam quanto que ela vai usar essa roupa de astronauta no palco? Hahaha

País:
 França
Artista/Música: Lissandro - Oh Maman!
Opinião: Mais uma entrada da França onde eu amei. Que música gostosinha e divertida. Sei que é uma das músicas mais fracas que a França manda desde 2018 mas eu relevo pelo carisma do Lissandro e a voz dele cantando esse tipo de canção. É animada, é algo que alguma criança cantaria e super me agrada... Mas tenho noção que ela não vai se sair bem no JESC.

País:
 Albânia
Artista/Música: Kejtlin Gjata - Pakëz Diell
Opinião: Ahn... é uma balada bem cantada pela menina e tals. Mas essa música precisava de um revamp que a deixasse mais interessante, o que não houve. Ela tem uma ótima voz, tem presença mas não vai ir muito além não.

País:
 Geórgia
Artista/Música: Mariam Bigvava - I Believe
Opinião: Eu amei essa música da Geórgia. Mais uma daquelas que acharia que pode ir pro festival adulto tranquilamente que iria ser muito boa. O instrumental, o visual, a voz da Mariam, a mensagem,... tudo eu adorei. Bem, quase tudo. Ainda acho o inglês na música completamente desnecessário mas nada que me atrapalhe. É uma candidata em potencial pra vitória.

País:
 Irlanda
Artista/Música: Sophie Lennon - Solas
Opinião: Uma das melhores músicas da Irlanda no JESC, pra mim. Essa vibe new age e folclórica que a música trás me deixa bem interessado nessa entrada irlandesa. Sem falar do quanto a menina é bem expressiva e carismática. Simplesmente adorei. Sei que não tem nada de especial mas eu gostei tanto de ouvir ela que acabou indo pro meu Top5.

País:
 Macedônia do Norte
Artista/Música: Lara feat. Jovan & Irina - Životot e Pred Mene
Opinião: Como falei em cima na música de Malta, a música da Macedônia também fica oscilando no meu último lugar. Acho a música confusa, mal cantada, tem um inglês e um rap extremamente aleatório. Espero que no máximo a música chegue na eterna posição de #12, que a Macedônia quase sempre fica.

País:
 Espanha
Artista/Música: Carlos Higes - Señorita
Opinião: O que aconteceu com a Espanha, gente? Por mais que essa música não seja um desastre ou algo do tipo, a partir daqui já estamos vendo como a qualidade das músicas dela no JESC estão caindo cada vez mais. Achei essa música um reggateon muito fraco e besta. Tá no meu Top10 pela falta de opção e por achar ela um tantinho mais interessante que outras entradas. Mas olha... não é algo que espere grandes coisas. Tirando a parte de dança dele. Isso sim que pode me chamar a atenção

País:
 Reino Unido
Artista/Música: Freya Skye - Lose My Head
Opinião: Minha favorita e a favorita pra vitória também. Depois de muitos anos, o Reino Unido voltou pro Junior e voltou com tudo. A música é muito boa, a Freya tem uma voz excelente e tem tudo pra vencer nesse ano... a não ser que aconteça alguma zebra. E infelizmente não tem como não comparar com a vencedora do ano passado por possuírem propostas semelhantes, por ser algo mais adulto com parte de dança e tals. E Qami Qami dá um banho em tudo de Lose My Head. De todo jeito, minha grande torcida é pro Reino Unido nesse ano.

País:
 Portugal
Artista/Música: Nicolas Alves - Anos 70
Opinião: Depois do ano passado onde demorei para entender o que o menino de Portugal falava por conta do forte sotaque português, nesse ano aconteceu o caso da canção portuguesa estar totalmente em português do Brasil! Fiquei surpreso em ver no JESC uma música com a variação brasileira e não a europeia. De todo jeito, eu gostei da música dele. Claramente é um rock light que grita que é feita pela Carolina Deslandes. Queria que fosse mais "agressiva" e "com mais atitude" mas ainda é uma música que me agrada, sinceramente. Boa sorte pro menino Nicolas.

País:
 Sérvia
Artista/Música: Katarina Savić - Svet Bez Granica
Opinião: É uma valsinha em sérvio que achei muito gostosa de ouvir. Desde o primeiro momento já gostei da música e espero que ela se dê bem no festival. Ok, ainda acho o momento do trompete inserida de forma muito estranha e a música parece que se arrasta em um certo momento mas é mais um caso que no fim das contas, não fico incomodado.

País:
 Armênia
Artista/Música: Nare - Dance!
Opinião: Os donos da casa novamente foram os últimos a revelarem a sua entrada e já era de se esperar que não teriam como mandar algo tão interessante como foi a música da Maléna. Mas nesse ano até que achei a música ok. Como o título diz, é bem música pra dançar e tem momentos na música que tem aquele drop pra "todo mundo ir dançar sem parar". Também é mais uma das músicas que encaixariam muito bem num adulto no JESC cantando. Ainda acho que fica no meio da tabela mas não duvido da Armênia ter um bom resultado esse ano.

País:
 Ucrânia
Artista/Música: Zlata Dziunka - Nezlamna (Unbreakable)
Opinião: Primeira música lançada e com a versão final sendo lançada até mesmo depois da música armena ter sido revelada. Sinceramente, achei bem mediana a música. O revamp deixou ela mais interessante mesmo mas não tem nada demais. Ainda mais que na NF tínhamos músicas muito mais legais que a da Zlata. Não creio que tenha uma vitória da Ucrânia por causa da situação atual no país mas também não duvido de que eles recebam altos pontos do voto online por ser a última música a se performar e ser simplesmente a Ucrânia

12 Pontos: Reino Unido
10 Pontos: França
08 Pontos: Geórgia
07 Pontos: Irlanda
06 Pontos: Sérvia
05 Pontos: Portugal
04 Pontos: Holanda
03 Pontos: Armênia
02 Pontos: Polônia
01 Ponto: Espanha
.
.
.
-12 Pontos: Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário