sábado, 4 de dezembro de 2021

Junior Eurovision Song Contest 2021 - Apostas para a Competição

 Imagine um mundo onde a França faz uma propaganda de si mesma sem ter a Torre Eiffel.


   Imaginou? Também não. Rsrsrs. E voltamos a mais um ano de Junior Eurovision! Depois da desistência de vários países devido a pandemia, esse ano foi repleto de vários retornos (com alguns até curiosos, como o caso da Bulgária e Azerbaijão) e mesmo com a pandemia rolando, a edição de 2021 quase se iguala o recorde de 2018 de maior quantidade de países numa única edição. E acho que iria igualar se não fosse a expulsão da Bielorrússia da EBU e a Austrália decidir não retornar na edição.

   Sobre esse ano, o tema é... imaginar. Bem homenagem a música que venceu no ano passado e para "incentivar a criatividade das crianças" (*rysos*), com o logo meio Torre Eiffel (por que né, França ama enfiar a torre em todo lugar) e meio árvore de natal, já que a edição desse ano ocorre em 19 de Dezembro. E odiei isso. Por ser uma edição que acontece quase no fim do ano, foi apenas no fim de novembro que tivemos todas as músicas lançadas sendo que em anos comuns, é o período onde o festival já rolou. Creio que esse atraso inteiro foi pelo COVID-19 mas enfim... Agora já temos todas as 19 músicas participantes e já temos um ano bem mais interessante que o ano passado. Enfim, então vamos as opiniões!

País:
 Albânia
Artista/Música: Anna Gjebrea - Stand By You
Opinião: Albânia mandando uma música anti-bullying super divertida. Como não adorar, né? De vez em quando eles mandam umas músicas um tanto quanto tristes e meio sérias pras suas crianças cantarem mas nesse ano já veio com uma proposta mais animada e pra mim, funcionou. Super gostei da canção.

País:
 Alemanha
Artista/Música: Pauline - Imagine Us
Opinião: Assim como no ano passado, a Alemanha revelou a primeira música da edição e felizmente já observamos uma evolução comparada com a outra música, que achava horrível. Significa que a desse ano é boa? Ahn... não. Ela é uma das mais sem sal da edição, é um popzinho bem água com açúcar e que não vai pra lugar algum. Espero que ela não tenha um amargo último lugar novamente. Mas não acho que vai acontecer pois tem músicas beeeem piores que a da Alemanha.

País:
 Armênia
Artista/Música: Maléna - Qami Qami
Opinião: Armênia foi o último país a revelar tanto seu artista como sua música. O país decidiu manter a Maléna, que era a representante original do ano passado antes da sua saída por conta da guerra que tava rolando com o Azerbaijão. E comentário rápido, "Why", a música dela de 2020, era uma baladinha maravilhosa com chances altas de ir bem no JESC passado. Sobre "Qami Qami", ela é uma das grandes favoritas pra vitória e também é minha favorita. Farofona conceito delicinha, muito profissional e é uma música que tem cara mais de ESC do que de JESC (aliás, nesse ano temos alguns casos assim). O clipe é ótimo, coreografia boa e tudo é excelente por lá. Esperamos ver ela em algum momento na edição adulta.

País:
 Azerbaijão
Artista/Música: Sona Azizova - One of Those Days
Opinião: Achei inesperado esse retorno do Azerbaijão e bem, retornou com música do Diante do Trono com conceito do clipe em preto e branco e moça se abraçando hahaha. Zoeiras a parte, a música é superior a de 2018 e vejo ela sendo bem querida e aceita por muita gente. Pra mim é uma música bem ok e não vejo nada além disso. Elogio a voz dela, que é boa. Uma baita vocalista.

País:
 Bulgária
Artista/Música: Denislava & Martin - Voice of Love
Opinião: Assim como o Azerbaijão, fiquei surpreso com o retorno da Bulgária e bem, achei a música uma droga de bem ruim. Hahahaha. Parece uma música Disney só que mal feita. Ela é sem graça e com umas firulas meio desnecessárias e foi uma das piores do ano de longe. E foi composta pelo Vasil, que representou a Macedônia nesse ano e pra mim, a Victoria só pagou vergonha indo participar nesse vídeo clipe. :V

País:
 Cazaquistão
Artista/Música: Alinur Khamzin & Beknur Zhanibekuly - Ertegı Älemı (Fairy World)
Opinião: Bom, na NF do Cazaquistão nesse ano tivemos um empate entre duas crianças e por decisão do pessoal, os dois artistas iriam cantar a música de um deles juntos (que é a música do Alinur). Sinceramente, é a canção mais fraca do Cazaquistão desde sua estreia, independentemente de qual música escolher. A voz do Alinur é boa, de fato e o Beknur, a criança com os membros não-desenvolvidos e com a prótese de Lego, é um menino bem carismático e fofo. Maaaaas fico morrendo de dó dele porque ele está muito jogado na música. A parte dele é curta e muitos podem até passar despercebido. Que triste. Mas de todo jeito, é uma das músicas que menos curti no ano.

País:
 Espanha
Artista/Música: Levi Díaz - Reír
Opinião: Não vejo muuuuitas pessoas falando da música da Espanha nesse ano mas ainda assim, se é Espanha (ou Polônia), já nasce automaticamente favorita por conta do fator voto online. Mas sobre a música do Levi, eu achei uma das melhores e apesar de ser bem inferior com outras coisas que o país já levou ao JESC, ainda gosto demais da música e ela me traz uma vibe gostosa não sei porque. Mais um ano que vou gostar da música da Espanha!

País:
 França
Artista/Música: Enzo - Tic Tac
Opinião: Sobre os donos da casa e donos do meu #1 desde o retorno em 2018. Então... até a chegada da Armênia, a França era meu #1 mesmo e nem vou mentir. (Com chances de estar empatado em primeiro mesmo hahaha) A música é animada, agradável tanto para as crianças como para os adultos e acho o Enzo bem fofineo. Amo que no ano passado tínhamos uma Valentina e nesse ano um Enzo. Parece Brasil mas é França mesmo. Particularmente, não acredito (e nem quero) uma vitória francesa mas uma excelente posição, isso eu acredito fielmente e acharei justíssimo.

País:
 Geórgia
Artista/Música: Niko Kajaia - Let's Count the Smiles
Opinião: Não nego que o vocalista é uma fofura e a música é um disco até gostosinho de ser apreciada. Mas o problema é que não vejo nada de especial nela. É uma música boa e passo para próxima. Mais um meio de tabela para mim. Sorry, Geórgia.

País:
 Holanda
Artista/Música: Ayana - Mata Sugu Aō Ne
Opinião: Foi uma das primeiras a ser lançada e até que gostava dela no início da temporada. Hoje meio que me cansei dela pois ela é uma balada bonitinha e gosto de ver ela mostrando a suas raízes japonesas, com o título sendo em japonês. Está atualmente fora do meu Top 10 mas ainda é uma canção que não me desagrada.

País:
 Irlanda
Artista/Música: Maiú Levi Lawlor - Saor (Disappear)
Opinião: Em listas de favoritas no YouTube, sempre vejo a canção da Irlanda lá nas últimas posições. Acho injusto porque eu até que gostei dela. Óbvio que não é uma maravilha de se ouvir e das "duas músicas de rock", ela é a pior de longe. Pra mim é um pop rock relativamente divertida e que dá pra passar o tempo. Meu problema mesmo é que acho a voz dele meio ruinzinha pra música. Não encaixou direito mas pra mim, é um honesto meio de tabela.

País:
 Itália
Artista/Música: Elisabetta Lizza - Specchio (Mirror on the Wall)
Opinião: De longe a melhor música que a Itália mandou ao Junior Eurovision e claramente influenciada pela vitória dos Måneskin nesse ano (ainda mais que a Elisabetta gosta deles também). Por mais que ache a voz dela não muito potente para cantar um rock, ainda é uma música ótima e uma das minhas favoritas de longe.

País:
 Macedônia do Norte
Artista/Música: Dajte Muzika - Green Forces
Opinião: Não entendi o por que dessa música estar sendo uma das grandes favoritas pra vencer, gente. Assim, eu gostei dela, ainda acho que ela veio no ano errado pois ela é bem ecomusic e sabemos que Ecovision foi o de 2019 hahaha. Se fosse a música do país em 2019 como favorita, aí eu entenderia e dava apoio. Mas nesse ano acho apenas estranho o amor que o povo tem pois acho ela apenas ok. Gosto dela mas apenas o suficiente de estar no meu Top10 e não mais do que isso.

País:
 Malta
Artista/Música: Ike & Kaya - My Home
Opinião: Sinceramente foi uma das músicas que mais detestei nesse ano. É um dueto bem mediano, que grita anos 2000 no mal sentido porque né? Uma cantora pop com um rapper no meio? Uau... muito original #nope. Tirando esse meu desgosto, fiquei bem decepcionado com essa música. Tava até achando ela boazinha no início mas depois achei bem ruim. No meu Bottom 5 de longe.

País:
 Polônia
Artista/Música: Sara James - Somebody
Opinião: Polônia foi um dos primeiros países a mandar sua música e desde lá, sempre figura nas favoritas. Gostei da escolha da Sara. Ela é uma vocalista excelente e muuuito carismática. Só que tenho que ser sincero: acho "Somebody" overrated. Ela tá no meu Top10 e gosto da música mas assim como Macedônia, não consigo entender o amor que todos tem pela música. Acho ela boa, divertida e acabou. Tem músicas muito mais interessantes que ela e não acho que a Polônia vence o JESC pela terceira vez. Mas se vencer, bem... foi bem previsível.

País:
 Portugal
Artista/Música: Simão Oliveira - O Rapaz
Opinião: O Simão pode não ter sido o primeiro a revelar a canção mas foi o primeiro artista a ser anunciado, já que ele venceu o The Voice Kids de Portugal em maio desse ano. Sobre "O Rapaz", fiquei surpreso em ver uma música assim de Portugal que nas últimas participações sempre tinham mandado algo bem genérico e nesse ano, eles me mandam uma criança cantando fado. É uma das músicas que pra mim tem mais cara de Eurovision adulto do que Junior Eurovision, e a voz dele é muito boa e com uma letra interessante. Maaaaas me sinto mal por confessar que entendi quase nada do que ele disse e ele cantou a música em português ><. Sem dizer que fado é um gênero musical que não me agrada muito, ele parece estar "muito velho" no vídeo e infelizmente sempre está nas últimas posições da lista de várias pessoas. Uma pena pois a música não merece ficar nos bottoms. É minha torcida? Não. Mas dou parabéns pra Portugal por mandar algo bem português e de uma qualidade boa.

País:
 Rússia
Artista/Música: Tanya Mezhentseva - Mon Ami
Opinião: A moça de 2019 retorna e dessa vez não em um dueto de meio ambiente (que era meu último lugar daquele ano) e também com uma música infinitamente melhor. Uma farofinha gostosa e dançante pra todo mundo e é mais uma que entrou na lista das músicas de cara de ESC e não de JESC. 

País:
 Sérvia
Artista/Música: Jovana & Dunja - Oči Deteta (Children's Eyes)
Opinião: O que está acontecendo com a Sérvia no JESC? Tirando 2019, desde 2017 o país vem mandando músicas que estou achando fracas ou ruins. Nesse ano isso se repete. A mensagem da música é fofinha? É. Mas a música é muito chata de ouvir. Me faz lembrar uns R&B mega genérico dos anos 2000 e isso não é legal. Esperamos que no palco não me faça revirar os olhos, como fiz no vídeoclipe.

País:
 Ucrânia
Artista/Música: Olena Usenko - Vazhil
Opinião: Mais uma música conceito da Ucrânia. Hahahaha. E sinceramente, eu amei ela. A música faz parte da lista de algo que veria facilmente no Eurovision adulto pois achei tudo bem maduro e adulto pra um festival como o JESC. Adoro a voz dela, gostei da performance na NF e espero que ela consiga ir bem no Junior Eurovision.

12 Pontos: Armênia
10 Pontos: França
08 Pontos: Espanha
07 Pontos: Itália
06 Pontos: Ucrânia
05 Pontos: Rússia
04 Pontos: Polônia
03 Pontos: Albânia
02 Pontos: Macedônia do Norte
01 Ponto: Irlanda
.
.
.
-12 Pontos: Bulgária

Nenhum comentário:

Postar um comentário