sexta-feira, 30 de abril de 2021

Eurovision Song Contest 2021 - Apostas para a Competição (Parte I)

Abrindo-se para um mundo doente... e recheado de "polêmicas".

   Chegou aquele momento do ano que sempre gostamos de discutir: o momento de falar sobre todas as músicas do Eurovision! Após o cancelamento do festival devido a atual pandemia de Covid-19 (que aliás, ano passado a situação era muito mais branda e ainda rolou o cancelamento), esse ano veio para mostrar pra todos que apesar de tudo que está acontecendo no mundo, música é algo que une a todos e ter um grande festival como o ESC é sempre bem vindo, e claro, todo adaptado para não termos muitos problemas.

   Aliás, o festival de 2021 foi recheado de muitos problemas e polêmicas que tirando algumas situações (como o caso da saída da Armênia, devido a crise do país pós-guerra com Azerbaijão), todas as outras situações foram um tanto quanto... bestas, pra ser sincero. A quarentena na Europa fez o povo europeu criar briga onde não fazia sentido brigar. Essas polêmicas serão passadas bem rapidamente aqui nos textos sobre o que acho das músicas.

   Mas enfim, deixando essa introdução longa de lado, vamos as músicas da semi 1 de 2021 e os 3 finalistas diretos que irão votar nessa semi!

País:
 
Lituânia
Artista/Música: The Roop - Discoteque
Opinião: Após ano passado eles serem um dos grandes favoritos para a vitória com o "On Fire", The Roop vence novamente a NF da Lituânia (onde era bem na cara que eles que venceriam aquilo) e "Discoteque" é tão divertida como a música anterior deles. É catchy, tem coreografia esquisita e divertida e é uma das melhores estradas do país disparadamente. Também é uma candidata pra vitória mas que infelizmente o hype deles está diminuindo com o tempo. Uma peninha... a música é legalzinha.

País:
 Eslovênia
Artista/Música: Ana Soklič - Amen
Opinião: Sobre a primeira de algumas músicas com referências religiosas da edição 2021, a Amen da Eslovênia desse ano é a que chamo de "Amen boa". Não entendi tanto o amor que as pessoas tinham pela música dela do ano passado mesmo ela tendo um vozeirão. Nesse ano, bem... só consigo pensar que é uma música gospel okay. Não é ruim mas longe de ser interessante. Pra mim, não passa pra final de jeito nenhum.

País:
 Rússia
Artista/Música: Manizha - Russian Woman
Opinião: Ai ai, o que falar do terror dos conservadores russos? Eu simplesmente adorei a música e é uma das melhores entradas da Rússia de todas as edições. Boa parte dela tá em russo, o inglês na música não pareceu forçado e sem falar que é uma música de uma mensagem feminista bem forte. Maravilhosa! É uma das minhas favoritas e tomara que consiga ir bem no ESC.

País:
 Suécia
Artista/Música: Tusse - Voices
Opinião: Hummm... Nada de especial, pra ser sincero. Longe de ser uma das músicas que torcia no Melodifestivalen nesse ano (torci para Dotter e The Mamas) mas "Voices" é boazinha. Mais uma da lista de vários homens que a Suécia vem mandando nesses últimos anos e dessa vez, temos aqui a sua versão de The Weeknd mas um tanto quanto genérica e repetitiva. Consigo ver essa música ganhando vários pontos do júri e sendo massacrada no televoto.

País:
 Austrália
Artista/Música: Montaigne - Technicolour
Opinião: "Don't Break Me" era uma das minhas queridinhas do ano passado e fiquei contente em ver a Montaigne retornando. Porém achei "Technicolour" beeeeeem fraca. Ela é meio estranha mas não no bom sentido. A música antes do refrão é até boa mas chega o pré-refrão e o refrão, a qualidade dela despenca e acho que a Austrália periga de pegar sua primeira não-qualificação com essa música. E comentário aleatório, o vídeo com a live cheia de pessoas no estádio sem máscaras porque a Austrália e a Nova Zelândia estão com os casos de Covid-19 quase nulos está me dando gatilhos. Hahahaha.

País:
 
Macedônia do Norte
Artista/Música: Vasil - Here I Stand
Opinião: Acho que de todas as músicas que entraram em polêmicas, de longe essa é a que mais chegou perto de ter sua retirada só por causa uma fodendo cena do clipe onde aparece um quadro que lembra a bandeira da Bulgária e começaram a reclamar que o Vasil não era macedônio suficiente para ir pro ESC e zzzz... Não devo me meter nesse tipo de treta entre países mas ainda assim, gente... pra quê isso? Muuuuuito drama só por uma cena de sei lá, 3 segundos? Meu Deus. Eles esquecem que nem adianta mexer muito nisso já que a música é uma balada bem dramática que achei beeeem sem graça. De jeito nenhum que essa coisa vai longe. Se conseguir, vai ser um milagre forte.

País:
 
Irlanda
Artista/Música: Lesley Roy - Maps
Opinião: Confesso que eu adorei a música dela do ano passado mesmo sendo uma música genérica que poderia ser claramente cantada por qualquer cantora pop americana em 2010 ou 2011 (que aliás, adoro o pop dessa época, me julguem). Nesse ano a Lesley é de novo uma das minhas favoritas e é uma das melhores entradas da Irlanda desde muitos tempo. "Maps" ainda é uma música que também tem cara de início da década passada mas é menos genérica que "Story of My Life" e me dá uma sensação gostosinha quando ouço. Tomara que ela não desafine muito na live (já que sei que ela ao vivo não é aquelas coisas) e que consiga uma final pra Irlanda.

País:
 Chipre
Artista/Música: Elena Tsagrinou - El Diablo
Opinião: AAAAA a música de "louvor ao Diabo" que gerou onda de protestos de religiosos no Chipre MDS... HAHAHAHA Eu vendo os protestos sobre essa música só me faz rir de tão besta que é. Europeu realmente não entende metáforas óbvias mesmo. Mas sobre a música, ela é grudenta, não nego. Afinal, é quase um ctrl+c ctrl+v de "Bad Romance" da Lady Gaga. Porém, não consigo apreciar ela. Ela quer ser um pop farofento que nem as entradas de 2018 e 2019 mas sei lá. Não me agrada muito não, sinceramente. Curiosidade random: um dos compositores de "El Diablo" é Oxa, uma BR que veio do The Voice Alemanha. =3

País:
 Noruega
Artista/Música: Tix - Fallen Angel
Opinião: Ai ai, amo a ironia que depois do diabo temos o anjo caído. E que música tenebrosa. Como eu detestei ela... Não é nem "viuvisse" por ver que isso venceu em cima de Keiino. Primeiramente, a versão em inglês da música é bem ruim. Se fosse como era em norueguês, eu já acharia ela menos pior pois realmente era melhorzinha. Segundo, eu acho uma tosqueira qualquer apresentação que tem anjo no meio do palco. Detesto Croácia 2019, detesto Azerbaijão 2008, França 2007 eu tolero e acho divertidinha pois era discreto e não explícito como as duas anteriores. Sem falar que acho a música muito sem graça. Mas ainda assim, eu acho que ele ainda vai pegar final, mesmo eu odiando isso. E um lado positivo que vejo dele, é saber que além de compor "Sweet but Psycho" da Ava Max, o nome artístico dele vem por causa do bullying que teve na infância por ser portador de Síndrome de Tourette, que faz ele ter vários tiques.

País:
 Croácia
Artista/Música: Albina - Tick-Tock
Opinião: Não tenho muito do que falar do farofão croata desse ano. Acho legalzinha, divertida, uma das menos piores entradas da Croácia nesses últimos anos mas ainda assim, não consigo me divertir com essa música. Uma entrada bem meh pra mim.

País:
 Bélgica
Artista/Música: Hooverphonic - The Wrong Place
Opinião: Gostei da música de Hooverphonic tanto desse ano quanto a do ano passado, com a outra vocalista. Só que não sei se eles conseguem ir pra final nesse ano não. Adoro a vibe misteriosa que música trás e ela é uma diferentona boa aqui. Só não sei se a Europa vai comprar a canção belga. Só não gosto dessa atitude deles a la Salvador Sobral de achar que só eles que fazem música de verdade no festival e zzzzzz...

País:
 Israel
Artista/Música: Eden Alene - Set Me Free
Opinião: Dos artistas que retornaram do ano passado, a Eden é uma das que mais me decepcionou. De top3 pra meio de tabela com a "Set Me Free". Depois de uma NF bizarra com aquelas 9 demos medianas, selecionando 3 delas (incluindo a fatídica "La La Love" onde ela diz que irá infectar sua geração, mesmo num período onde estamos numa pandemia) e ganhou misteriosamente de lavada a música que menos tinha apelo popular, Israel periga bonito de não ir pra final nesse ano. A música é bem mediana e seu revamp parece mais um remix um tanto quanto ruim. Só me sustenta pelo fato da Eden ser uma vocalista excelente.

País:
 Romênia
Artista/Música: Roxen - Amnesia
Opinião: Não gostei de "Alcohol You" do ano passado e "Amnesia" também não é do meu agrado. Cada vez que ouço a música, mais eu acho ela sem graça. Gostei do clipe mas a música... não. E eu achando que a "Billie Eilish da Romênia" podia vir um pouquinho melhor. Me enganei. Vamos ver se ela não se sabota gostoso como fez com "Cherry Red" ano passado.

País:
 Azerbaijão
Artista/Música: Samira Efendi - Mata Hari
Opinião: "Cleopatra" era uma queridinha minha ano passado e tava muito ansioso em ver como seria a música da Efendi nesse ano. E mesmo nesse ano "Mata Hari" sendo quase que uma cópia da música do ano passado... não amei a música dela. Ainda gosto da entrada azeri nesse ano mas tem algo nela que não me faz querer botar ela no meu top10 que nem foi ano passado. Será por que "Mata Hari" não tem uma letra ruimvilhosa como "Cleopatra"? Será por que a Efendi é dura performando? Será por conta do post dela no Instagram com o Karabakh is Azerbaijan? Mistério...

País:
 Ucrânia
Artista/Música: Go_A - Shum
Opinião: Se ano passado tinha achado a música da Ucrânia estranha mas boa, nesse ano olha... a Ucrânia está maravilhosa. Amei amei amei demais "Shum" e é uma das minhas 5 favoritas de 2021. O problema dela é o fato dela estar entre duas músicas bem fortes e isso pode acabar "matando" as chances de classificação da música. Tomara que esteja enganado pois quero um top10 garantido pra Go_A sim!

País:
 Malta
Artista/Música: Destiny Chukunyere - Je Me Casse
Opinião: Destiny já venceu o JESC em 2015 com a maravilhosa "Not My Soul" e ano passado era minha favorita. Bem, nesse ano foi a última música a ser lançada e se tornou também a minha favorita e uma das favoritas também para a vitória. Que coisa mais maravilhosaaaaargh! <3 <3 <3 Menina Destino com uma música de mensagem feminista super divertida (que rendeu a polêmica tosca de falarem que ela promove o machismo reverso kkkkk) e sem falar que a voz da Destiny é de outro mundo. Melhores vocais e a música explora bem os vocais. Ao vivo sabemos que ela tem muito carisma, muito talento e torço demais que ela traga a primeira vitória pra Malta nesse ano. Vencedora do júri isso sabemos que será. Torcida pra vencer o televoto e vencer o ESC. <3

País:
 Alemanha
Artista/Música: Jendrik - I Don't Feel Hate
Opinião: Olha, ano passado quando a Alemanha mandou "Violent Thing" eles se tornaram o meu Top10. Agora com "I Don't Feel Hate", cairam pro meu Bottom 3. Que música chatíssima! Okay, ela é feita pra ser despretenciosa, bobinha e engraçadinha mas olha, não consegui me divertir em nada com isso. E também não nego que com o tempo, comecei a detestar menos a música por conta do Jendrik ser um amorzinho e da proposta dele. Só que ainda continua sendo uma música confusa e que não conseguiu me divertir.

País:
 Holanda
Artista/Música: Jeangu Macrooy - Birth of a New Age
Opinião: Uma das entradas mais underrated do ano. Tem muitos que não gostaram da música dos donos da casa mas ela é uma das entradas mais originais e interessantes desse ano. Ela tem partes cantada num idioma falado no Suriname, ela parece ser bem "milituda" de um jeito bem classudo e o Jeangu tem uma boa voz. Claro que a música não vai ir longe mas é uma música muito boa.


País:
 Itália
Artista/Música: Måneskin - Zitti e Buoni
Opinião: Quem iria imaginar que a Itália seria uma das responsáveis pela cota rock do ano? Justamente um dos países que adora mandar de vez em quando "uma velharia" pra vencer o Sanremo rsrsrs. A música é uma delícia, animada e tem tudo pra ir super bem no festival. Aguardo bons resultados pra banda.

EXTRA
~ SEM VÍDEO POIS ME RECUSO A COMPARTILHAR ESSA ATROCIDADE ~
País: Bielorrússia
Artista/Música: Galasy ZMesta - Ya Nauchu Tebya (I'll Teach You) | Pesnyu Pro Zaytsa (Song About Hares)
Opinião: Ainda bem que a EBU teve a decência de recusarem dias depois a música de "banda" porque se ainda tivessem mantido isso, o ESC nesse ano perderia todo o meu respeito. Primeiro que a música é podre de mal feita e mal cantada. Se tornaria a pior entrada da história do festival. Segundo, a letra é de um mau gosto extremo por ser um pró-Lukashenko de forma quase descarada, zombando dos protestantes contra o governo ditatorial de lá. E terceiro, as outras "músicas" dele também são de um baixo nível de qualidade total, com letras de teor machista e homofóbico, como foi o caso na segunda música. Ai ai... normalmente não gosto muito das coisas que a Bielorrússia manda mas nesse ano foi algo muito ofensivo. Odiei em todos os níveis e se eles tentarem mandar a banda novamente ano que vem, o país vai automaticamente em meu último lugar porque né... Tudo tem limites. Não recomendo pra ouvirem a música. Sério. É muito chata. Nem pra ser uma música política ruimvilhosa como foi Geórgia 2009 foi...

Nenhum comentário:

Postar um comentário